Sendo realizado anualmente é uma estratégia de intervenção inovadora cujos objetivos são:
- a promoção da participação, mudança, auto-estima e dignidade de cada participante;
- a consciência de pertença a um grupo social e dos seus direitos de cidadania;
- a reconstrução de uma imagem social positiva junto dos media, órgãos governamentais e população em geral;
- partilha de responsabilidades e objetivos;
- restabelecimento de redes de sociabilidade e afetividade.
CAIS - FUTEBOL DE RUA
Em 2004 a Associação CAIS juntou-se a várias entidades públicas e privadas com o objetivo de dar início a uma estratégia inovadora para promover a inclusão social.
Baseado em programas como o “Football for Hope”, foi escolhido o futebol de rua como instrumento para desenvolver competências pessoais e sociais. Este desporto tem associado a si todo o mediatismo bem como obriga a que haja trabalho de equipa de forma a atingir um objetivo.
Desta forma esta ação pretende lutar contra a pobreza e promover a inclusão social, o desenvolvimento de competências sociais e pessoais, criar novas formas de aprendizagem e desenvolver os princípios da igualdade de oportunidades, cidadania e participação social.
Este projeto promove duas iniciativas com dinâmicas informais: Sessões MOVE (destinadas a participantes do distrito de Lisboa) e o Move-te, faz Acontecer (para participantes e profissionais de todo o país).
O Torneio Nacional de Futebol de Rua é uma competição que promove o acesso ao desporto colocando em prática as competências pessoais e sociais que são indispensáveis à capacitação e integração social.
Este projeto destina-se a homens e mulheres em situações de fragilidade e exclusão social. Os jogadores devem ter pelo menos 15 anos e condições de saúde física e mental que permitam a prática de desporto devendo também de estar integrados em projetos sociais ou ser acompanhados por instituições sociais.