EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Empreendedor ou empresário – dois conceitos duas finalidades

By 28 July, 2017 No Comments

O que parecem sinónimos são palavras com significados e objetivos bem diferentes.

Do francês entrepeneur, ser empreendedor é ser inovador, é fazer algo novo. Os empreendedores são pessoas com a capacidade imaginativa e sonhadora que conseguem ver, na realidade, a oportunidade de criar algo novo e diferente. Por outro lado, um empresário é alguém cujas características permitem analisar melhor os dados e tornar uma ideia mais sólida usando dados em concreto que a tornem viável de ser concretizada.

Um empreendedor é assim quem identifica a ideia e a oportunidade de negócio que dali advém podendo até criar uma empresa. Por outro lado, um empresário é alguém que tem o know-how e capacidade de manter a empresa a funcionar, gerar lucro e levá-la mais longe. Ainda que uma só pessoa possa ter capacidade para desempenhar ambas as tarefas, isso nem sempre acontece e é possível encontrar duas ou mais pessoas a trabalhar lado a lado dividindo estes papéis entre si.

Um cria o negócio e o outro leva-o mais longe

O ideal de uma empresa seria ter uma equipa formada por estes dois tipos de pessoas, desta forma, trabalhando em conjunto é possível criar um meio-termo que ajudará a pegar na ideia assente em papel e torna-la realidade.

O empreendedorismo social é assim a forma como poderemos inovar e criar mais capital social ao mesmo que procuramos resolver os problemas mais prementes da sociedade. No entanto esta necessidade de criar capital social não invalida que não se tente obter lucro financeiro pois antes de mais é necessário que os projetos sejam, no mínimo, autossustentáveis.


X
%d bloggers like this: